Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Parascavedecatriafobia


Ora diga lá parascavedecatriafobia sem se enganar e mais depressa que "três tristes tigres". Não consegue. Poís é. Trata-se de uma fobia às sextas-feiras dia 13. Mas porquê? Pessoalmente não sei. Lembro-me de que quando era miúdo uma tia minha me ter convidado para jantar numa festa de aniversário do meu tio porque estavam 13 pessoas à mesa e para não dar azar não sei a quem calhou-me a mim o azar de ser o comensal nº 14, especialmente porque não gostava nada daquela gente. Nunca perdoei à minha mãe ter-me obrigado a ir àquele jantar...

Existem histórias que remontam à mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma zaragata, o malandro, que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituidos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos. Estão a ver porque a minha tia me convidou, não estão?
Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga, que deu origem a frigadag, sexta-feira. Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa, a pobrezinha. Como vingança, ela passou a  reunir-se todas as sextas com outras 11 bruxas e o demónio e os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinávia a superstição espalhou-se pela Europa.
Com relação à sexta-feira, diversas culturas a consideram como dia de mau agouro:
  1. Alguns pesquisadores relatam que o grande dilúvio aconteceu na sexta-feira.
  2. A morte de Cristo aconteceu numa sexta-feira quando é celebrada a Páscoa.
  3. Os marinheiros ingleses não gostam de zarpar  os seus navios à sexta-feira.
No Cristianismo é relatado um evento de má sorte em 13 de Outubro de 1307, uma sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.
Bom, perante tudo isto, antes o jantar em casa da minha tia, onde fui sempre o 14º a ser servido. Nunca mais lá voltei ! Pfff !

Sem comentários:

Enviar um comentário