Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A II Guerra Mundial iniciou-se há 72 anos

Há precisamente 72 anos iniciava-se a II Guerra Mundial quando no dia 1 de Setembro de 1939, às primeiras horas da manhã, as tropas da Alemanha hitleriana passaram a fronteira da Polónia. A História escrita pelos vencedores, no entanto, não é rigorosa quanto aos acontecimentos que levaram à morte de mais de 60 milhões de pessoas. Se é verdade que a Alemanha de Hitler desafiou a Inglaterra e a França, dois países que se tinham comprometido a defender a independência polaca, normalmente é omissa quanto à intervenção da União Soviética, que, duas semanas depois, fez exactamente o mesmo que os alemães e anexou a parte Leste da Polónia. Assim sendo, por que razão os ingleses e os franceses declaram guerra apenas à Alemanha e não aos soviéticos? Afinal, nessa altura, Hitler e Estaline eram aliados, tendo este assassinado mais de 20 mil oficiais polacos no massacre da floresta de Katyn. 
Mas vejamos o que aconteceu nesses dias trágicos segundo o relato da "Área Militar"


Os acontecimentos desse dia, vieram na sequência de um ano até ali cheio de movimentações e tomadas de posição que pareciam aproximar a Europa da guerra. Em 1938 a Inglaterra e a França, tentaram apaziguar Hitler, dando-lhe parte da Checoslováquia. Em Março de 1939, Hitler conclui o negócio ao ocupar a Morávia e a Boémia (actual República Checa).A seguir à tomada desta parte da Europa, Hitler volta-se para a Polónia exigindo a devolução do chamado corredor de Danzig, que ligava a Polónia ao mar do norte, mas o objectivo de Hitler é claro: Varrer a Polónia do mapa.

A Inglaterra, entende então que não vale a pena continuar a apaziguar Hitler e que será necessário fazer-lhe frente. Avisa a Alemanha de que se entrar na Polónia isso implicará a guerra com a Inglaterra.

Hitler vacila. A Alemanha não está preparada para a guerra em 1939. A sua marinha não teria capacidade para fazer frente à Royal Navy e poderia repetir-se o problema da primeira guerra, com uma Alemanha isolada.

Em 21 de Agosto, numa reunião com os seus mais próximos colaboradores no entanto, fica demonstrado que os alemães estão convencidos de que a Inglaterra não entrará em guerra por causa da Polónia. Entre aqueles que afirmam isso, está o chefe da Luftwaffe, Hermann Goering.

Para explicar porque a Inglaterra e a França vão ficar quietas, afirma que os seus exércitos estão desactualizados e que as suas forças estão dispostas de forma defensiva. As forças aéreas não têm condições de defrontar a Luftwaffe.Os líderes da Alemanha nazista, passam por cima do facto de a Grã Bretanha ter dados garantias explícitas à Polónia.

Nesse mesmo dia (15 de Agosto) são emitidas as ordens para a invasão da Polónia. O código é «Casa Branca I.Y –D = 26.8 –H = 4,30».Mas nessa mesma noite, é emitida uma contra-ordem, suspendendo novamente a invasão, embora o movimento de tropas tenha começado. Quando a 31 de Agosto é recebida novamente a ordem de ataque, os generais aguardam até ao último momento que a ordem de atacar a Polónia seja cancelada.

Essa ordem, não chegará.

Em Berlim, às 09:00 da manhã do dia 1 de Setembro (um Domingo) o Rolls Royce do embaixador britânico para à frente da Wilhelmstrasse, a chancelaria do Reich. Do veículo sai o embaixador britânico para se encontrar com o ministro dos negócios estrangeiros Von Ribbentrop.

Von Ribbentrop informa Hitler da visita do embaixador britânico. Hitler fica lívido, e Goering estupefacto, afirma na altura: «… Se perdermos esta guerra, que Deus tenha piedade de nós!»Contra todas as expectativas, as democracias ocidentais decidiram agir. A Grã Bretanha entregou à Alemanha um ultimatum, informando que ou as forças alemãs que entraram na Polónia voltam para trás, ou a Grã Bretanha declarará guerra à Alemanha. O embaixador da França, entregou um ultimatum idêntico.

Muitos dirigentes alemães estão em pânico. 80% do exército está envolvido na invasão da Polónia. Se a ocidente a França atacar. Não há nada para impedir os franceses de tomarem toda a região a ocidente do rio Reno em poucos dias.

Mas a inacção da França e da Inglaterra vão jogar a favor da Alemanha. A declaração de guerra seguirá o seu caminho, mas os aliados ocidentais não se movem, e selam desta forma o destino da Polónia e o destino da Europa durante os seis anos seguintes.

O ataque à Polónia

O ataque à Polónia, efectuado pelas forças alemãs, leva o III Reich a movimentar 1.500.000 soldados. Às 04:45 começará a invasão.
A posição das forças na vespera da invasão


A invasão começa com a criação de um falso incidente em que participam tropas das SS disfarçadas de militares polacos que rebentam a sua própria estação de rádio para criar um incidente e abrindo caminho à justificação da invasão.A invasão decorre em três frentes. A sul em direcção a Cracóvia está o general List com o X e VIII exércitos, equipados com carros blindados. No centro-norte, o general Von Reichenau comanda um considerável numero de carros blindados. A norte, da Prússia e da Pomerânia, descem os exércitos de Von Bock e Von Kuchler.
A progressão da invasão alemã durante os primeiros nove dias do conflito, altura em que os alemães já se encontravam às portas de Varsóvia.



O exército polaco, não está à altura da organização alemã. Como o exército francês, ainda se baseia nos cavalos como principal meio de locomoção. Toda a sua artilharia tem que ser rebocada por cavalos e a sua cavalaria ainda efectua cargas com sabres.Chega a ocorrer uma carga de cavalos sobre os blindados alemães.No entanto, não é correcto pensar que o exército polaco é todo ele equipado com armamento antigo. Os polacos dispõem de alguns blindados de fabrico próprio e artilharia relativamente moderna. O problema principal, é a absoluta incompatibilidade das suas tácticas com as tácticas alemãs que evitam entrar em confronto directo.Quando a infantaria polaca ou os seus poucos tanques atacam de frente, os alemães fogem à luta, inflectem à direita ou à esquerda e prosseguem o avanço. Mais à frente encontrarão forças alemãs provenientes de outro sector e juntos cortarão os abastecimentos aos polacos que ficam assim cercados.Grandes unidades polacas ficam assim cercadas nos primeiros dias e a 9 de Setembro já os alemães se encontram nas proximidades de Varsóvia. Uma bolsa de forças polacas tenta libertar-se mas não consegue. Antes que se completem 15 dias de guerra, a Polónia perdeu já 60.000 militares, e 130 canhões. Sete divisões polacas são aprisionadas.O passeio alemão apenas para à entrada de Varsóvia. A 10 de Setembro os alemães já tentam entrar na cidade,que se encontra cercada e isolada dos principais corpos de exército polacos. Os alemães deparam-se com uma resistência meticulosa e organizada, mas como a resistência de Varsóvia depende do apoio que possa receber de outros sectores e o exército polaco está fraccionado, isolado e em muitos casos cercado, não consegue guarnecer as posições para a defesa da cidade.
Até 18 de Setembro, um dia depois de a URSS ter invadido a Polónia, grande parte do território que seria controlado pela Alemanha estava já tomado.



A 17 de Setembro, cumprindo a clausula do pacto Germano-Soviético, a União Soviética ataca a Polónia, cuja fronteira tinha sido completamente abandonada pelas forças polacas que se dirigiram para ocidente para combater os alemães.A 20 de Setembro, as tentativas polacas de aliviar a posição de Varsóvia fracassam. A sul, o X exército alemão faz mais 80.000 prisioneiros e captura 320 canhões e 130 aviões polacos, enquanto que o VIII exército captura mais 90.000 prisioneiros. Em apenas 20 dias a Polónia perdeu 250.000 homens e uma enorme quantidade de material.Com estas vitórias, o destino de Varsóvia está selado. O governo abandona a cidade e estabelece-se a sul, junto à fronteira com a Roménia.Hitler ordena que Varsóvia seja tomada, antes que os russos avancem demasiado para ocidente. A 25 de Setembro Varsóvia é atacada por ar, num dos primeiros grandes ataques aéreos da II Guerra Mundial. No dia 27 às 12:00 a cidade devastada, decide render-se. Mais 120.000 soldados polacos rendem-se aos alemães.A resistência polaca ainda continuará por alguns dias na área que separa alemães de russos, mas toda a resistência será fútil. Sem qualquer apoio e sem meios para resistir o exército polaco é derrotado e os soldados rendem-se em todas as frentes.Hitler declara: A Polónia deixou de existir.
Alguns dados sobre a Polónia em 1939

Pretextos para uma invasão:

Em 1 de Setembro de 1939, a  invasão alemã da Polónia não foi apresentada ao povo alemão pelo ministro da propaganda Goebbels como uma simples invasão, mas sim como uma expedição punitiva destinada a defender os alemães que viviam na Polónia.

Os jornais alemães e as actualidades do cinema, mostraram imagens de alemães mal tratados , mulheres alemãs violadas pelos polacos, e toda a sorte de violências do tipo.

As alegações alemãs foram todas fabricadas, e apresentadas de tal forma à opinião pública alemã, que muitos alemães acreditaram nelas até ao dia em que as tropas russas entraram em Berlim, cinco anos e meio mais tarde.

Grande desproporção de meios

Quando a guerra começou, a população da Polónia era de aproximadamente 30 milhões, contra uma população alemã de 80 milhões. No entanto, quando se analisam os gastos militares da Alemanha e da Polónia a diferença é enorme, principalmente por causa da grande desproporção entre a economia da Alemanha e da Polónia em 1939.


A proporção de gastos militares alemães para os gastos militares polacos foi a seguinte nos cinco anos anteriores ao inicio da guerra:

1935: 1 para 21
1936: 1 para 21
1937: 1 para 25
1938: 1 para 29
1939: 1 para 54

A situação polaca foi ainda piorada pelo facto de os polacos terem tentado nacionalizar ao máximo a sua industria de defesa. As armas polacas ficavam na realidade mais caras que as armas importadas, o que acabou por agravar ainda mais a inferioridade polaca.

Entre outras razões da rápida derrota polaca, está também o facto de desde os anos 20 a Polónia ter construído muitas das suas defesas voltadas para a Rússia, país que tinha ocupado a Polónia, e não para a Alemanha.

Ocupação da Polónia oriental pelos soviéticos

Uma grande parte da Polónia caiu nas mãos de União Soviética e foi incorporada ao país. A parte norte tornou-se dependente da Bielorússia enquanto que a área a sul foi incorporada na Ucrânia.

Durante a primeira fase da ocupação soviética, grande parte dos militares polacos que escaparam dos alemães fugindo para leste, foram por sua vez juntos pelos soldados russos e assassinados em Katyn.

O massacre foi mais tarde descoberto, mas a União Soviética só reconheceu que tinham sido os russos a assassinar 23.000 militares polacos, depois do desaparecimento da União Soviética.


Partilha da PolóniaA Polónia deixou de existir como Estado Independente, conforme o acordo efectuado entre Hitler e Estaline.
1 - Directamente anexado ao III Reich.
2 - Governo-Geral da Polónia (administrado pela Alemanha)
3 - Anexado pela União Soviética (norte para a Bielorússia e sul para a Ucrânia)
4 - Incorporado à Lituânia e mais tarde incorporado à União Soviética quanto este país invadiu os estados do Báltico

Sem comentários:

Enviar um comentário