domingo, 27 de janeiro de 2013

"VIRA PARA LÁ ESSA MERDA!", uma frase de JAIME NEVES para a HISTÓRIA de PORTUGAL


Morreu o major Jaime Neves. Foi com esta patente militar que o conheci pessoalmente. Era já um ícone, uma lenda do Exército Português e da força de "Comandos". 
Terreiro do Paço. 25 de Abril de 1974. A situação das forças revolucionárias comandadas pelo saudoso capitão Salgueiro Maia encontra-se periclitante. O poder de fogo dos carros de combate M-47, do Regimento de Cavalaria 7, apoiante do regime do Estado Novo, é incomensuravelmente superior ao das Panhard, Chaimite e Daimler da Escola Prática de Cavalaria. Se os carros pesados do brigadeiro Junqueira dos Reis e 
a fragata do comandante Louçã (pai do ex-coordenador do Bloco de Esquerda) dispararem o golpe de estado cairá por terra num mar de sangue e destroços. 
Na Rua do Arsenal, solitário, com um heróico sangue-frio, frente aos dois M-47 que ocupam a largura da via, o major Jaime Neves grita para o major Pato Anselmo: "Vira para lá essa merda!".
A "essa merda" referia-se aos mortíferos canhões de 90mm dos M-47. O major Pato Anselmo cedeu e mandou rodar as peças em direcção ao rio Tejo. Um dos momentos críticos do levantamento militar do 25 de Abril fora ultrapassado. Posteriormente, com o seu 10º grupo de Comandos foi "conquistar" a Legião Portuguesa, na Penha de França. 
Almoçámos numa tarde gelada de Fevereiro de 1975, no Centro de Instrução de Operações Especiais, em Lamego, quando uma vasta coluna do Regimento de Comandos se empenhou na Operação Nortada, uma incursão pedagógica ao interior do País. Também se encontrava presente o alferes Marcelino da Mata, o "comando africano" mais condecorado do Exército Português. 
O major Jaime Neves nunca escondeu, antes do golpe do 25 de Novembro, que além dos objectivos militares seria necessário erradicar o PCP da vida política portuguesa. Porém, quer o tenente-coronel Ramalho Eanes como o tenente-coronel Melo Egídio persuadiram-no a mudar de ideias, após negociações complexas do então presidente da República, Costa Gomes, com o general Otelo Saraiva de Carvalho, comandante do COPCON, e Álvaro Cunhal, secretário-geral do PCP, tudo na perspectiva de se evitar a guerra civil que se adivinhava e que motivou a fuga de Mário Soares e vários outros socialistas para o Porto, onde se dispunham a concentrar o Poder, com o apoio do brigadeiro Pires Veloso e muitos outros elementos da extrema-direita, alguns deles ligados à rede bombista do MDLP, responsável por vários actos terroristas em Portugal.
Com o PCP e o COPCON fora de acção, Jaime Neves e o seu Regimento de Comandos atacaram o Regimento de Polícia Militar, comandado pelo major Campos de Andrada e o major Tomé (o político da UDP) e após violenta troca de tiros foram abatidos dois "comandos" e um "polícia militar". Só a grande capacidade de liderança e carisma de Jaime Neves evitou que os seus soldados partissem para a vingança pela morte dos camaradas e chacinassem os aterrorizados PM's que rapidamente se renderam.
Sempre frontal e directo, nunca se furtou às questões mais incómodas sobre a Guerra de África, onde combateu em todas as frentes. Quando inquirido sobre a violência de algumas acções, Jaime Neves, ao contrário de muitos outros, não se encolheu nos labirintos da retórica. "Quando nos mandavam "limpar" era mesmo para "limpar" tudo!"
Bon-vivant, noctívago, audaz e carismático, o major Jaime Neves viveu sempre nos limites. Sobrevive o mito. 
Foi um prazer conhecê-lo. Até sempre!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

O "crime de guerra" de HIROSHIMA


O bombardeamento nuclear de Hiroshima foi um dos piores crimes de guerra praticados pela Humanidade. A cidade japonesa não era um alvo importante industrial ou militar na II Guerra Mundial. Quando a superfortaleza voadora "Enola Gay", comandada pelo coronel Paul Tibbets, largou a "Fat Boy", a primeira bomba atómica a ser usada num conflito, quem sofreu as consequências da ordem emanada pelo presidente americano Harry Truman foram 90 mil inocentes que, de um momento para o outro, foram incinerados por um engenho apocalíptico e mais 90 mil sofreram ferimentos atrozes pela exposição à radiação.
Quem escreve a História são os vencedores, costuma dizer-se e com uma certa razão. É um facto que na História da II Guerra  Mundial as atrocidades são atribuídas aos Alemães e aos Japoneses e aos seus aliados. Hiroshima e mais tarde Nagazaki, assim como os bombardeamentos a civis em Tóquio, Dresden, Hamburgo, Colónia e outras cidades germânicas são actos de barbaridade selvagem ao nível das praticadas pelos exércitos de Hitler ou do Império do Sol Nascente. 
O sadismo moral dos responsáveis do suposto Bem que combatia as hordas do Mal chegou ao ponto extremo de ser proibido aos médicos tratar durante alguns anos os sobreviventes das bombas atómicas para os cientistas "estudarem" a evolução do estado de "saúde" dos "doentes" sujeitos às radiações. 
O sinistro médico nazi Dr. Mengel  não decidiria melhor...
Comemoram-se entre hoje e depois de amanhã os tristes aniversários de Hiroshima e Nagazaki. Já lá vão 67 anos e ainda hoje existem fanáticos políticos-religiosos cristãos, judeus, hindus e muçulmanos ou ateus comunistas ávidos de repetirem a História. 

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O meu amigo MOITA "foi-se" !

Agora que o meu blog chegou às 40 mil visualizações queria reactivá-lo em clima de festa. Infelizmente não dá. Soube, há pouco, que o meu amigo Moita "foi-se". "Desmaterializou-se" deste Mundo e do nosso convívio, embora não o visse há anos. No entanto, permanecem na memória as nossas tertúlias cujo assunto principal era gajas, gajas e mais gajas.
Diariamente lá chegava ele pelas 16h30 ao "nosso" café. Ele que saía às ... 17   horas do trabalho. Alto e esguio, consequência dos anos em que praticara hóquei em patins no Belenenses, o Moita papava o "bacalhau" pela calada. Obviamente que não era o bacalhau "fiel amigo" mas uma outra "espécie" facilmente compreensível pelo que atrás descrevi...Adiante...(Moita, podes confiar em mim que eu não abro o "livro"...eheheheh!)
Aos 60 e poucos anos, reformado, uma vida estável no solarengo Algarve, além dos amigos o Moita deixou mulher, filha e netos e aquele indispensável copo de uísque com muita água e gelo ao fim da tarde...
Até sempre, Moita! 


quarta-feira, 9 de maio de 2012

Portugal e a Europa adormecidos!



Muito se fala, escreve e publica que o Povo Português está resignado com as medidas de austeridade que o esmagam no dia-a-dia. Vou mais longe. Toda a Europa se encontra entorpecida com um dose de cavalo de "morfina" alemã desde que se desenvolveu esse embuste da Terra Prometida que é a União Europeia. Quanto mais se aprofunda essa ideia que nasceu do medo cobarde da França do General De Gaulle que a Alemanha se reerguesse com propósitos bélicos dos escombros do III Reich pior vão vivendo os cidadãos do Velho Continente, sobrecarregados por uma política direccionada para a obsessão de controlar os défices das contas públicas quando, como se sabe, todos os países devem dinheiro uns aos outros.
O acordo Ronald Reagan-Margaret Tatcher, nos anos 80, que permitiu aos bancos escaparem ao controlo dos respectivos governos abriu a porta ao galope desenfreado de um mercado liberal elevado ao extremo, espezinhando na fúria da sua passagem as pessoas e as suas necessidades básicas.
E os povos europeus, domados pelos encargos do dia-a-dia ditados por uma União tecnocrata e essa tenebrosa e abstracta imagem que são os "mercados" esvaíram-se da sua ancestral rebeldia. Não, não são apenas os portugueses que pouco ou nada reclamam e de vez em quando desfilam pelas avenidas em magotes ordeiros controlados pela Polícia, solicitados pelos sindicatos e olhados com desdém pelo Presidente da República e os membros do Governo.
Onde estão os espanhóis que lutaram e morreram pela República?
Onde estão os bascos, os catalães e os asturianos que queriam separar-se de Castela?
Onde estão os franceses que mudaram as mentalidades com o Maio de 68?
Onde estão os ingleses que obrigaram Tatcher a demitir-se devido a um simples imposto?
Onde estão os irlandeses que interromperam a luta de séculos contra o colono inglês?
Onde estão os húngaros e os checos que se revoltaram contra o urso soviético, soçobrando apenas ao serem esmagados pelas lagartas dos tanques do Exército Vermelho?
Onde estão os polacos que encetaram a histórica luta nos estaleiros de Gdansk e fizeram estremecer o Pacto de Varsóvia?
Onde estão os romenos que marcharam sobre Bucareste para depor o ditador Ceausescu?
Onde estão os gregos da sangrenta guerra civil pós-II Guerra Mundial e da deposição da ditadura dos coronéis?
Onde estão os lituanos, letões e estónios que enfrentaram a gigantesca Rússia?
Onde estão os finlandeses da épica Guerra de Inverno com o seu vizinho comunista?
Onde estão os italianos que penduraram Mussolini na praça de Milão?
Onde estão os povos da ex-Jugoslávia, o único país que se libertou dos exércitos de Hitler sem ajuda externa e logo de seguida disseram "não" a Estaline? 
Onde estão os descendentes dos heróicos resistentes da Holanda, Dinamarca, Noruega e voluntários da Suécia. 
Portugal, é verdade, poderá estar adormecido, mas também o resto da Europa se encontra aconchegada no regaço de uma ama-seca intratável que dá pelo nome de Angela. 
Quando os sinos tocarem a rebate o despertar será bem amargo!

terça-feira, 1 de maio de 2012

Pingo Doce vence os sindicatos da UGT e CGTP... no Dia do Comprador, perdão, Dia do Trabalhador !


A cadeia de supermercados Pingo Doce venceu o 1º de Maio por 1-0 no Dia do Trabalhador. As promoções da cadeia -- a compra de 100 euros de produtos proporciona um desconto de 50 por cento --  levou a uma afluência anormal às lojas da cadeia Pingo Doce na área da Grande Lisboa, quiçá maior em todo o País que os ajuntamentos das centrais sindicais da UGT e da CGTP. 
Mas, muito mais interessante que as notícias que dão conta de bichas intermináveis, confrontos, distúrbios e produtos roubados e/ou espalhados pelo chão, são os comentários de leitores de alguns jornais diários on-line: 


1 de Maio

01.05.2012/16:46

Mais pessoal no Pingo Doce do que na Avenida Almirante Reis na manif da CGTP. O capitalismo está bem vivo e recomenda-se. VIVA O CONSUMO !

Anónimo

01.05.2012/17:00

' O supermercado confirma "o entusiasmo e a euforia" dos clientes por causa de uma promoção de 50% de desconto.'Poder-se-á dizer que o proprietário da J.M. até ao momento ainda não parou de ter orgamos múltiplos.

Belmiro Soares dos Santos

01.05.2012/16:56

Pobre que passa fome não tem 100 euros para alinhar nesta palhaçada.Contente vou ficar é com enchentes destas mas para pilhar os supermercados destes merceeiros de mer.da.Só prova que este País é constituido por um povinho de atrasados mentais que só tem o que merece.


Boicote

01.05.2012/16:41

Entao e o Boicote que o pessoal anti-capitalista ia fazer ao Pingo Doce ? Ficou em casa ?

Que tristeza

01.05.2012/16:25

Ver pessoas à porrada por causa de 3 kilos de batatas e uma grade de minis...obrigado oh alexandre por mais esta humilhação nacional.
Depois disto só me resta imigrar. Pensava eu que já tinha visto tudo

Cláudia

01.05.2012/15:43

Acho que esta promoção só demonstra que andamos a ser roubados todos os outros dias do ano! Como podem vender os produtos com 50% de desconto? Significa que nos outros dias os lucros cobrem esses valores, ou seja, margens de lucro brutais!

Promoção Especial

01.05.2012/15:42

Compre um comuna e leve 2 bloquistas à borla. Stock muito limitado.

ALEX - PV

01.05.2012/16:00

Oh cavalgadura o que que o teu escrito tem a ver com a notícia em questão ! Infelizemnte este é o nível cultural da Tugalhada!

Anónimo

01.05.2012/15:41

De manhã fui ao pingo doce e á tarde vou pôr um cravo na lapela e vou ao 1º de Maio beber umas minis e comer uma caracolada.Sou ou não sou um verdadeiro democrata tuga?Viva o 1º de MAIO!!!!!!hihihiih












Oh burro

01.05.2012/15:54

Não vou nada para a Grécia. Vou é pensar em enfiar dois balázios nos teus cornos


sim

01.05.2012/15:51

nós é que resolvemos muitos em ser carneiros... como se tem visto. Só falta confiscarem os tomates. Mas esses tu já não os tens


Alexandre o grande

01.05.2012/15:37

estás com vontade? então c@ga tudo que tens na mioleira pelos visto é só M3rda.... penso eu de que

Anónimo

01.05.2012/15:17

quel fazel concolência com loja chinesa? vamos complal loja dos pinglos também

anónimo

01.05.2012/15:05

E ainda falam na Coreia do Norte, miseráveis tugas...


Caggei pós trabalhadores

01.05.2012/15:05

O que quero é o tremoço, a bejeca e o pitrol baratos.

Galaico Portuga

01.05.2012/17:09

...a tua dignidade deve ser,kuando levas na peida¡¡¡¡grande filhodaput@¡¡¡

ccorno ja?

01.05.2012/16:57

poupaste quanto corno? la foi o lucro porque compraste cremes para cara da vaca da tua mulher meu cornudddddddddddoooooooooooooooooooo hiihihihihihihihihihihihihi
E aqui está uma pequena amostra do nosso Povo no Dia do Comprador, perdão, o Dia do Trabalhador...Só falta um joguinho de Futebol à noite para ser   o dia perfeito...